O Embaixador Antonio de Aguiar Patriota participou ontem da abertura do seminário virtual “Trabalhos do Programa Arqueológico da UFMG no Egito”, juntamente com a reitora da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra Regina Goulart Almeida. O evento foi promovido pelo Programa Arqueológico Brasileiro no Egito (Bape Bape), em parceria com a Embaixada do Brasil no Cairo e a UFMG. Na ocasião, o Embaixador ressaltou a importância de fortalecer a cooperação bilateral entre Brasil e Egito no campo da arqueologia, bem como o papel desempenhado pelo BAPE, que coordena a primeira missão arqueológica chefiada por um brasileiro no Egito.
Durante o evento, o coordenador do BAPE, Dr. José Roberto Pellini, ministrou a conferência “Entre Casas, Tumbas e Sítios Arqueológicos: os trabalhos do Programa Arqueológico Brasileiro no Egito”, na qual abordou as atividades de pesquisa e escavação desenvolvidas pela equipe brasileira em Luxor.
Criado em 2015, o Programa é atualmente vinculado ao Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG. Dentre os projetos desenvolvidos no âmbito do BAPE, destacam-se as atividades de escavação e restauração, em parceria com arqueólogos egípcios, da tumba de Amenemhat (TT123), na Necrópole Tebana.
O seminário pode ser acessado na íntegra por meio do link:
Entre Casas, Tumbas e Sítios Arqueológicos:Os Trabalhos do Programa Arqueológico Brasileiro no Egito
Uploaded by CAC UFMG on 2021-02-03.