Notícia

Livro sobre estudos do futebol ganhará tradução em árabe

‘O ensino do futebol: para além da bola rolando’, da editora Jaguatirica, será publicado no Egito pela editora Al-Arabi até janeiro de 2022. Livro é resultado do trabalho de pesquisadores da UFMG.

O livro “O ensino do futebol: para além da bola rolando”, que reúne textos do campo científico dos Estudos do Futebol de maneira didática e acessível, é resultado do trabalho de pesquisadores do Grupo de Estudos Sobre Futebol e Torcidas (GEFuT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A obra trata o futebol não apenas como uma prática esportiva, mas como uma atividade cultural que vai muito além da bola em campo. O livro foi publicado em 2016 pela editora Jaguatirica, do Rio de Janeiro, e ganhará tradução para o árabe.

Segundo o organizador do livro e fundador do GEFuT, Silvio Ricardo da Silva, além da bola rolando há outras temáticas que envolvem o futebol, como as artes, os videogames e discussões sobre gênero e racismo. “Nós discutimos muito com os alunos a questão do futebol como fenômeno social, não é só um esporte, não é só um jogo, é muito mais do que isso”, disse Silva à ANBA.

Silva falou sobre a dificuldade de implementar no seu cotidiano o ensino do futebol para além dos gramados. “Acham que o ensino do futebol é só o jogo em si, as regras, táticas, a técnica. Mas nós nos propomos a pegar temas que são debatidos onde o futebol é ensinado e fizemos quase que um livro didático, propondo conteúdos e atividades”, contou.

Dividido em doze capítulos, o livro é voltado a profissionais que atuam no ensino do futebol, como professores de Educação Física, treinadores e técnicos. No capítulo sobre Gênero e Sexualidade, por exemplo, Silva conta que o livro traz uma sensibilização inicial sobre a temática, com dados, depois sugere conteúdos como livros e filmes, e então traz uma atividade de discussão sobre os temas apresentados.

“O futebol é um espaço muito heteronormativo, a mulher encontra uma certa dificuldade de entrada, de permanência, e o menino que não apresenta uma heteronormatividade também tem dificuldade de entrada e permanência, então trazemos essa discussão para que as pessoas se conscientizem e propomos atividades e conteúdos mais didáticos e práticos”, disse Silva.

A tradução ao árabe foi negociada pela editora Jaguatirica com a editora egípcia Al-Arabi por meio de rodadas de negócios virtuais organizadas pelo programa Brazilian Publishers em dezembro de 2020, no contexto do programa internacional de incentivo a negociações e publicações de livros brasileiros no exterior. O lançamento da tradução ao árabe no Egito deve ocorrer até janeiro de 2022, de acordo com a editora Ranya Bakr.

Sobre a tradução do livro para o árabe, Silva disse que o grupo de estudos ficou muito contente. “É muito gratificante ver sua produção ter uma ampliação em sua divulgação, dos espaços que ela atinge. A alegria está nisso, em ver o resultado do seu trabalho lido por mais pessoas, ainda mais em um país que tem o futebol de forma tão presente em sua cultura”, declarou.

Divulgação

O organizador do livro, Silvio Ricardo da Silva

A Al-Arabi publica livros contemporâneos de diversos países do mundo em seu projeto chamado Literatura Diferente. “Os leitores árabes sabem pouco sobre o Brasil, e isso é muito estereotipante. No começo, os leitores não estavam acostumados a esse tipo de livro”, disse em nota Ranya Bakr, coproprietária da editora. O objetivo dessa coleção, segundo ela, é publicar livros contemporâneos de diversos países para quebrar estereótipos de povos e culturas pouco conhecidas nos países árabes. Ranya Bakr e seu irmão, Sherif Bakr, são os proprietários da Al-Arabi. Este ano, a editora completa 48 anos.

Mesmo com a distância geográfica e cultural, o Brasil é conhecido pelo futebol no Egito. Para o organizador do livro, “existe um desejo de que o futebol seja a tábua de salvação econômica, social, comportamental de jovens e crianças, deixando de levar em consideração os mais diversos fatores que influenciam esses fenômenos sociais. É mais fácil ganhar na loteria do que ter o salário do Salah [jogador egípcio]. Para lidar com isso, é preciso fazer um trabalho educacional, e é aí onde o livro entra: preparar a formação das pessoas”, refletiu.

O livro ‘O ensino do futebol: para além da bola rolando’ está disponível em português no site da editora Jaguatirica e em outras livrarias online.

Serviço

O Ensino do Futebol
Silvio Ricardo da Silva (org.) (et. al.)
Editora Jaguatirica, Rio de Janeiro, 2016
ISBN 9788556620361
236 páginas
R$ 60

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Close Bitnami banner
Bitnami