Uma egípcia chamada Rasha Shelbaya criou uma marca de cosméticos no Brasil e encontrou na internet e no seu carisma pessoal um dos caminhos para torná-la conhecida mundo afora. Hoje uma influenciadora digital na área, Shelbaya iniciou o trabalho com beleza no Egito em 2009. Após seis anos de experiência na área, a tricologista decidiu construir uma marca no Brasil, a Star Cosmetics. Há mais de uma década, quando o tratamento brasileiro com queratina ficou conhecido no Oriente Médio, Shelbaya se encantou com a tecnologia e passou a pesquisar mais produtos como aquele para testar e importar à região. A partir daí, a egípcia se tornou agente exclusiva de diversas marcas brasileiras e estudou tanto os pontos fortes quanto os gargalos do setor.
“Por isso decidi criar minha própria marca com soluções para esses problemas com a produção de fórmula orgânica e tecnologia exclusiva para criar uma marca de alta qualidade, que compete com as marcas de cosméticos mais famosas e bem-sucedidas do mundo. Então, comecei a ter minha própria equipe de P&D (pesquisa e desenvolvimento) para fornecer novas tecnologias e fórmulas exclusivas. Por isso, após três anos de trabalho duro, nos tornamos a primeira empresa brasileira de cosméticos a obter a ISO para P&D, o que é uma grande honra para mim atingir esse nível, pioneiro no Brasil”, relatou.
A CEO da Star Cosmetics conta com orgulho do registro que sua marca tem no próprio Egito, país que possui uma série de exigências para a entrada de marcas de forma legal no país. “Temos tanto orgulho de ser a primeira empresa brasileira com todos os produtos registrados no Ministério da Saúde do Egito e SFDA (Saudi Food and Drug Authority), em Dubai e Arábia Saudita, além de todas as nossas linhas serem aprovadas pela FDA (Food and Drug Administration) desde que começamos a exportar para os Estados Unidos.”, pontuou a empresária.
Influência digital
Inovadora, Rasha Shelbaya viu na internet a oportunidade para contar detalhes sobre seus produtos e fazê-los ganhar ainda mais relevância. A egípcia usa três diferentes redes para se manter conectada ao público, que passa de 600 mil na principal plataforma, o Facebook. “Comecei com o Facebook em 2009, depois o YouTube em 2011, e depois o Instagram. Eu tenho 666 mil seguidores na minha página do Facebook, que é o canal mais eficaz que eu tenho agora. Minha conta no Youtube excede 6 milhões de visualizações e 45,3 mil inscritos e, no ano passado, comecei a cuidar do Instagram como um canal importante também para os influenciadores da beleza em todo o mundo. Todas essas ferramentas me ajudam muito a ganhar a confiança dos clientes”, destacou Shelbaya.
A empresária relata que os canais digitais facilitam o contato com os clientes e profissionais da área de uma só vez. “Podemos anunciar cada nova tecnologia, explicar nossos produtos e resultados, pedir ao cliente para mostrar a outras pessoas que ainda não nos conhecem o que eles podem esperar de nossos produtos. Além de saber o que os clientes estão procurando, o que precisam, qual problema estão enfrentando”, relatou ela sobre o retorno do público, que funciona como uma pesquisa direta com o cliente.
A companhia vende para países diversos como Estados Unidos, França, Arábia Saudita, Omã, Líbia, Catar e Kuwait. Para ela, o trabalho com mídias sociais hoje é imprescindível independentemente do mercado alvo. “Sou a única mulher egípcia e árabe que investiu legalmente no Brasil na área de cosméticos enquanto ainda continuo vivendo no meu país de origem e dependo da minha maravilhosa equipe brasileira”, declarou a empresária, destacando suporte que recebe de instituições como a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A Star Cosmetics é associada da Câmara Árabe.
A companhia trabalha com vendas B2B e Shelbaya explica que desde o início a opção da Star Cosmetics foi por trabalhar o mercado internacional. Entre as feiras das quais já participou, a empresa contabiliza quatro exposições da Beauty World Middle East, em Dubai, além de eventos como a African International Fair, no Egito. “Não nos concentramos em vender muito, nosso foco é na qualidade do produto e no sistema de controle de qualidade da empresa com a equipe química de alto nível”, contou a empresária.