CuriosidadesNotícia

Que tal percorrer a tumba de um faraó sem sair de casa?

Dicas, Minas Faz Ciência Infantil

Hoje, faremos algumas descobertas incríveis! Sem sair do sofá, vamos passear por espaços e monumentos contruídos há mais de 3 mil anos! Preparad@s?

O trabalho foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito e pelo American Research Center in Egypt (ARCE), que criaram um tour em realidade virtual (VR) por tumbas, templos, museus e outros patrimônios históricos do Egito Antigo. Muito legal, né?

Estes registros impressionantes começaram com a pandemia do coronavírus. Toda semana, são publicados novos roteiros.

Além dessas visitas em 360º e alta definição, o site disponibiliza, em inglês, material de pesquisa com fotos e informações sobre os museus, as várias dinastias e eras, os sítios arqueológicos, as pirâmides e vários outros temas sobre Egito Antigo. Você pode arrasar nas aulas de história!

Para embarcar nessa viagem no tempo, basta acessar a seção de notícias deste site aqui.

1. TUMBA DO FARAÓ RAMSÉS VI

Ramsés VI governou o Egito entre 1143 e 1136 a.C. Este é considerado um dos túmulos mais bonitos da região conhecida como Vale dos Reis, na cidade de Luxor.

2. Tumba da rainha Meresankh III

Outro monumento magnífico é a tumba da rainha Meresankh III. Ela foi neta de Quéops e esposa de Quéfren, importantes faraós responsáveis por encomendar as duas maiores pirâmides de Gizé.

Esse sítio arqueológico fica aos pés da pirâmide de Quéops, tem mais de quaro mil anos e só foi descoberto em 1927. É possível visitar imagens, hieróglifos e figuras lindas esculpidas nas pareces.

Foto: print-screen do site da visita

3. Tumba de Menna

tumba de Menna fica na Necrópole de Tebas e um dos mais bem preservados. As imagens coloridas são muito níticas e lindas!

Embora pouco conhecido pelos historiadores, Menna foi um funcionário de alto escalão real, que ajudava o faraó na administração dos campos e do templo de Amon-Rá, o “deus Sol”.

4.  Tut Hall no Museu Egípcio

Também é possível visitar  a famosa máscara de ouro do faraó Tutancâmon, numa sala que exibe boa parte dos 5 mil objetos encontrados em 1922 na tumba desse importante monarca.

Sobre o(a) autor(a)

Avatar

LORENA TARCIA

Jornalista e professora apaixonada por ciências!

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Close Bitnami banner
Bitnami