Notícia

Príncipe brasileiro expõe fotos no Cairo

O trabalho do fotógrafo e empresário João Henrique de Orléans e Bragança, descendente de Dom Pedro II, pode ser visto na Zamalek Art Gallery até 1º de abril. Imagens retratam a cidade brasileira de Paraty e o oásis egípcio de Siwa.

O fotógrafo e empresário brasileiro João Henrique de Orléans e Bragança tem exposição de fotos aberta à visitação no Cairo, capital do Egito. Conhecido como príncipe Joãozinho, ele é trineto de Dom Pedro II e filho do brasileiro João Maria de Orléans e Bragança e da egípcia Fátima Chirine. A mostra traz imagens do Oásis de Siwa, no Egito, e da cidade brasileira de Paraty, no Rio de Janeiro. Ela foi aberta no domingo (10) e pode ser vista até 1º de abril. Na foto acima, João (ao centro de gravata vinho) na inauguração.

João Henrique de Orléans e Bragança

Príncipe fotografou Siwa, no Egito

Intitulada “Siwa e Paraty, Areia e Mar”, a exposição exibe as paisagens dos dois locais sob diferentes perspectivas, com contrastes entre a cena serena do oásis e os reflexos dinâmicos e de cores vibrantes de Paraty. O príncipe Joãozinho mora em Paraty, cidade turística que é Patrimônio Histórico Nacional e que alia atrações naturais, de história e de arquitetura. O município foi fundado em 1667 e aloja o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

O fotógrafo também tem vínculos com o Egito, país que visitou e fotografou por diversas vezes. O oásis cujas imagens estão na exposição fica a cerca de 500 quilômetros do Cairo, perto da fronteira do Egito com a Líbia. Ela sedia ruínas do Templo de Ámon, que teria sido construído pelo faraó Amasis. O local é coberto pelas areias do deserto e de palmeiras.

De acordo com material divulgado pela galeria onde está a exposição, a Zamalek Art Gallery, o interesse do príncipe em captar a beleza do Brasil e do Egito tem raízes profundas em sua vida e sua família. O texto de apresentação da mostra cita as extensas viagens de João pelo Brasil para fotografar e do trabalho no Egito. “Suas raízes egípcias também o levaram a viajar pelo Egito, onde ele fotografou seu povo, sua cultura e suas paisagens”, diz a nota.

A mostra é a primeira de João no Cairo, segundo a galeria. O local da exposição fica no bairro de Zamalek e apresenta arte moderna e contemporânea egípcia e árabe em geral. O local tem espaços para duas exposições. A mostra sobre Siwa e Paraty está no Venue II. Para a abertura, houve um evento com a presença do fotógrafo brasileiro. A visitação é gratuita.

Serviço:

Exposição “Siwa e Paraty, Areia e Mar”
De 10 de março a 1 de abril de 2019
Zamalek Art Gallery
Rua Brazil, 11 – Zamalek – Cairo – Egito
Aberta das 10h30 às 21h30, exceto às sextas-feiras
Entrada gratuita

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Close Bitnami banner
Bitnami