Notícia

Prêmio L’Oréal-UNESCO de Mulheres em Ciências de 2018, informou o Women of Egypt Mag

Em reconhecimento às suas realizações distintas no campo farmacêutico, três cientistas muçulmanas egípcias ganharam o Prêmio L’Oréal-UNESCO de Mulheres em Ciências de 2018, informou o Women of Egypt Mag.

A L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência, que começou há 19 anos, reconhece mulheres pesquisadoras talentosas, para incentivar mais mulheres jovens a ingressar na profissão.
Com sua excelência acadêmica na área de Design Farmacêutico e Química Farmacêutica, Balaha conseguiu projetar, sintetizar e avaliar novos compostos como agentes citotóxicos contra o câncer de pulmão de não pequenas células.
Fonte: https://mvslim.com/these-three-egyptian-female-scientists-won-the-2018-loreal-unesco-award-for-women-in-science/
“Meu pai faleceu de câncer, algo que me levou a fazer todo o possível para evitar que o câncer reivindicasse mais vidas. Esse objetivo me impulsionou a ingressar na Faculdade de Farmácia, na Universidade de Tanta, no Egito ”, disse Marwa Balaha, uma das vencedoras do prêmio deste ano.
Ela realizou estudo de ancoragem molecular para interpretar as diferenças comparativas nas interações de ligação dos novos compostos sintetizados em nível molecular, como inibidores da enzima diidrofolato redutase humana, e para entender as relações estrutura-atividade.
Balaha realizou um estudo de relação quantitativa estrutura-atividade

(QSAR) para predição da atividade biológica de novos fármacos antineoplásicos contra o carcinoma pulmonar.

Atualmente, ela trabalha em um projeto de design e síntese de medicamentos contra o câncer em colaboração com um laboratório de química medicinal na Itália.
Repartição das Drogas
Outra vencedora é a Dra. Noha Mostafa Ahmed, que é Química Farmacêutica e Professora Assistente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Assiut, no Egito.
Com base na necessidade crítica de química analítica farmacêutica e suas aplicações no controle de qualidade e análise farmacológica, biológica e ambiental, os interesses de pesquisa de Ahmed se concentram no desenvolvimento de métodos analíticos inovadores e comprovados para identificar e desmembrar alguns medicamentos.
Seu objetivo é desenvolver métodos analíticos novos, simples, altamente sensíveis e econômicos para separar e identificar os medicamentos em estudo, bem como possíveis resultados oxidativos em várias preparações farmacêuticas e amostras biológicas e ambientais.
Atualmente, sua proposta atual está se concentrando na análise das quantidades vestigiais de produtos farmacêuticos e seus metabólitos bioativos em águas residuais, usando um processo especial de oxidação catalítica dos compostos alvo.
Dano Genético
A Dra. Amira El-Yazbi, terceira vencedora, trabalha como pesquisadora em Química Analítica Farmacêutica e Professora Assistente na Faculdade de Farmácia da Universidade de Alexandria, no Egito.
O projeto de pesquisa de El Yazbi se concentra na detecção de danos no DNA, o que leva a mutações que causam câncer e muitas outras doenças.

Como os métodos disponíveis para rastrear os danos no DNA são muito caros para o uso rotineiro, muitos produtos, incluindo medicamentos sem prescrição, cosméticos e nutracêuticos, não recebem uma triagem adequada do efeito danificador do DNA.

A pesquisa resultará em um método simples e de baixo custo para a triagem genérica de DNA danificada por vários produtos farmacêuticos e nutracêuticos.
A simplicidade e o baixo custo dos métodos utilizados permitiriam a análise em grande escala do efeito prejudicial do DNA de muitos produtos e poluentes no ambiente local.
Texto original publicado pela aboutislam.net

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Close Bitnami banner
Bitnami