Uncategorized

A Feira Comercial Intra-Africana

A Lógica da Feira Comercial

A anЗlise do Banco Africano de ImportaНЛo e ExportaНЛo (Afreximbank) mostra que uma das principais razЫes por que o comОrcio intra-africano О baixo, por volta de 15%, em comparaНЛo com a Europa (59%), зsia (51%) e AmОrica do Norte (37%), О por causa da falta de acesso ao comОrcio e informaНЫes de mercado. Para enfrentar esse desafio, o Afreximbank decidiu, entre outras iniciativas, convocar a feira bienal para conectar compradores e vendedores de todo o continente.

O que o IATF 2018 tem para oferecer?

A Feira Comercial Intra-Africana О a primeira do gРnero en зfrica, consistindo em uma feira de 7 dias que oferece uma plataforma para compartilhar informaНЫes sobre comОrcio, o mercado e investimento e permitir que compradores e vendedores tanto como os investidores e paТses se encontrem, discutam e concluam negЧcios. Ela oferece uma oportunidade para os expositores mostrarem os seus produtos e serviНos e engajar em intercЙmbio de negЧcios para negЧcios (B2B) e concluir acordos.

A IATF fornece uma plataforma para a entrada em um mercado Ьnico de mais de um bilhЛo de pessoas unidas sob a зrea de ComОrcio Livre do Continente Africano.

Objetivos Primários da Feira Intra-Africana

  1. Para reunir os participantes continentais e globais para mostrar e exibir seus produtos e serviços, explorar oportunidades de negócios e investimentos na África.
  2. Servir como um mercado onde compradores e vendedores de bens e serviços se encontram e exploram oportunidades de negócios.
  3. Fornecer uma plataforma para trocas B2B e desenvolvimento de oportunidades de negócios.
  4. Partilhar informação comercial, de investimento e de mercado com várias partes interessadas, incluindo investidores, PMEs, o sector informal, africanos na Diáspora, e identificar soluções para enfrentar os desafios que afectam o comércio intra-africano.
  5. Para que o Afreximbank, assim como outras instituições financeiras, compartilhem informações sobre seus financiamentos comerciais e intervenções de facilitação do comércio que apoiarão o comércio intra-africano.
  6. Discutir questões atuais que afetam o comércio intra-africano e fornecer soluções práticas e eficazes

O que é o comércio intra-africano?

O Afreximbank define o comércio intra-africano como o comércio de bens e serviços entre os países africanos e o fluxo de bens e serviços entre a África e os africanos na diáspora. O escopo do comércio intra-africano também foi ampliado para incluir o comércio transfronteiriço informal, para permitir que o Banco projete produtos especiais e dedique recursos para formalizar esse comércio.

Estratégia Afreximbank para promover o comércio intra-africano

A Feira é informada pela estratégia do Afreximbank para a promoção do comércio intra-africano. A estratégia pode ser resumida em três pilares principais: Criar, Conectar e Entregar

Criar: Este pilar apoia a produção de bens e serviços com o objetivo de aumentar o envolvimento no comércio regional. Procura melhorar a expansão das capacidades de produção e processamento, com foco na produção agrícola, agro-processamento, manufatura e serviços.

Connect: Afrexim busca fornecer aos comerciantes ligações para vários mercados do continente. O Banco pretende identificar instituições e agentes que possam facilitar a conexão entre demanda e oferta nos mercados. Esse pilar é central para a feira, que visa reunir entidades relevantes e facilitar o crescimento e as oportunidades de negócios.

Entregar: Aqui o foco está em facilitar a provisão de canais de distribuição eficientes e de baixo custo dentro do continente. Isso inclui a criação de sistemas de logística de transporte, armazenamento e pagamento de serviços, e acordos de financiamento de compradores que ajudarão a acelerar o fluxo de bens e serviços para os compradores, criando assim um mercado.

A Feira contribuirá para o objetivo do banco de aumentar o comércio intra-africano de US $ 170 bilhões em 2014 para US $ 250 bilhões e, com isso, garantir que a participação do comércio intra-africano no comércio total de África atinja 22% até 2021. ” – O comércio na África é uma oportunidade de US $ 6 trilhões para a África no curto prazo e US $ 12 trilhões no longo prazo “(Amy Jadesimi: Forbes, 23 de Maio de 2017). Afreximbank usará a Feira e outras intervenções para ajudar o continente a realizar seu potencial comercial e alcançar uma transformação positiva para a África.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Close Bitnami banner
Bitnami